Quando estive na Argentina encontrei um casal dançando tango no meio da rua; quanto mais os olhava, mais a importância da Arte vinha à tona. Não seria incrível se desvirtuar de medos e aflições ao ganhar o pão de cada dia fazendo uma coisa que lhe dá prazer? Aqueles cidadãos dançavam com uma expressão tão feliz, tão sem culpa que se eu pudesse, me teria retido e ficado ali os observando o resto do dia.
Leonardo da Vinci certa vez disse: "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". A importância da arte no nosso cotidiano é extremamente visível, ela nos alegra, nos entretem e nos mostra o caminho pra autossatisfação de uma maneira divertida. As Artes Cênicas, por exemplo, sempre foram pra mim uma forma de esquecer meus problemas, à medida que saía do meu cotidiano pra entrar no do personagem, com seus próprios conflitos e tramas.
Ela completa nossa alma, tornando os dias frios e escuros nos mais calorosos e claros possíveis. Quando estamos pintando uma paisagem, saímos do nosso espaço e entramos dentro da obra, viajamos sem sair do lugar e com um pincel na mão; o mesmo acontece quando estamos lendo um livro e entramos dentro da história e participamos dos acontecimentos, nos surpreendemos e nos encantamos com o desenrolar da história.

Por fim, a Arte é extremamente importante para o desenrolar da vida. Ela nos completa e nos satisfaz, como um todo. Ela nos faz ter um teor crítico, uma análise mais profunda e nos ajuda a caminhar para longe do senso comum. Entendemos o passado por uma gama de fatores, mas principalmente por causa dela; a história do povo hebreu, por exemplo, nos é contada pela Bíblia. Em suma, ela teve e continua tendo notoriedade e espero que nunca nos abandone porque ela ajuda a completar nossa alma e corpo. "A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma." Oscar Wilde.
Ao mestre dos mestres, ao gênio do século, ao adorável e eterno vagabundo, dedico esse texto.
M.K.O.P
PS. Lembre-se que a filosofia sempre nos é amiga. Agora o porquê disso você terá que descobrir por si só.
Esse texto é brilhante, Formosa!
ResponderExcluirJá ouvi pessoas falando que acreditam que eu escolhi uma carreira que envolve arte visual porque eu não sou boa no resto, que já que eu não entendo física e química eu vou fazer algo relacionado com artes porque "qualquer um" consegue fazer isso.
Eu até entendo o porquê delas acreditarem nisso, já que a arte abstrata, dadaísta é extremamente subjetiva e se você não está disposto a entendê-la, então ela vai parecer simples e, desculpa a falta de termo, idiota.
E eu acredito que qualquer um consiga mesmo fazer arte, não que esse "fazer arte" seja uma coisa fácil, mas basta um significado, esforço e emoção pra conseguir alcançá-la.
Adorei o seu texto, porque deixa explícito que ela não é só uma escultura ou um quadro bonito, ela tem um significado muito maior, pois possui o poder de mudar e facilitar o entendimento da história do mundo, e isso fica claro quando observamos até mesmo o estilo das igrejas conforme a época e local em que elas se encontravam.
Vou parar de escrever porque eu preciso estudar história, mas precisava colocar um comentário nesse post maravilhoso. AE, FORMOSA!
CAROOL, minha linda *-*'
ResponderExcluirObrigado pelos elogios!
sim é verdade, a Arte vai muuuito além disso, ela nos completa... E em relação a qualquer um fazer Arte hm' TALVEZ SIM, ela é universal, basta somente senti-la :D
Super legal, muito bem escrito, parabéns pelo blog
ResponderExcluir*-*'
ResponderExcluirgrazie
Gostei, costumo normalmente "criticar" em termos de escrita e diria que é um texto elaborado de maneira simples que nos acerta nas ideias de maneira bem sutil. O Fato é que não fica explicito o tema central, talvez pela a explosão de citações que nos fazem seguir a distintos assuntos, mas afinal arte é isso mesmo é impossivel não discutir sobre o assunto e acabar explodindo para todos os lados, pois querendoou não, se enxerga arte em tudo que fazemos, está ali não de maneira clara mais é obviamente presente.
ResponderExcluirGostei da idéia do blog, vocês nos apresenta os fatos, mas não deixa claro sua opinião em si, podemos então chegar a conclusões mais elaboradas ou não. "Está ai, pensam como quiser" foi como eu me senti, mas isso é bom, acredite.
Enfim, muito interessante seu texto, haauh' definitivamente vc vai se da bem em sociais ;]
own, obrigado Laís Pinelli :D'
ResponderExcluir