O Porquê da Arte


Quando estive na Argentina encontrei um casal dançando
tango no meio da rua; quanto mais os olhava, mais a importância da Arte vinha à tona. Não seria incrível se desvirtuar de medos e aflições ao ganhar o pão de cada dia fazendo uma coisa que lhe dá prazer? Aqueles cidadãos dançavam com uma expressão tão feliz, tão sem culpa que se eu pudesse, me teria retido e ficado ali os observando o resto do dia.

Leonardo da Vinci certa vez disse: "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". A importância da arte no nosso cotidiano é extremamente visível, ela nos alegra, nos entretem e nos mostra o caminho pra autossatisfação de uma maneira divertida. As Artes Cênicas, por exemplo, sempre foram pra mim uma forma de esquecer meus problemas, à medida que saía do meu cotidiano pra entrar no do personagem, com seus próprios conflitos e tramas.

Ela completa nossa alma, tornando os dias frios e escuros nos mais calorosos e claros possíveis. Quando estamos pintando uma paisagem, saímos do nosso espaço e entramos dentro da obra, viajamos sem sair do lugar e com um pincel na mão; o mesmo acontece quando estamos lendo um livro e entramos dentro da história e participamos dos acontecimentos, nos surpreendemos e nos encantamos com o desenrolar da história.

Ela também tem uma função história, nos ajuda a compreender o passado a fim de que possamos tornar o futuro um lugar melhor. A Arte Rupestre é uma das fontes mais confiáveis de análise da Pré-história, sendo que ela desempenhava várias funções dentre elas: o misticismo - acreditavam que adquiririam o força da pedra pintando. 

Com a tecnologia, a Arte começou a ser mais dinâmica e popular, assim qualquer um pode fazer arte, tornando-a muito mais fácil e compreensível. Atualmente, a maioria da população mundial tem acesso a filmes, museus, teatros, shows e eventos artísticos que há alguns séculos só a elite participava. O Cinema é o exemplo que nos é mais comum, jovens apreciam muito assistir a filmes, acompanhar tramas, se envolverem e se identificarem com personagens; eu passei minha infância acompanhando o desenvolver da trama do Harry Potter, eu cresci com ele e à medida que ele ia enfrentando problemas maiores eu também o fazia.

Por fim, a Arte é extremamente importante para o desenrolar da vida. Ela nos completa e nos satisfaz, como um todo. Ela nos faz ter um teor crítico, uma análise mais profunda e nos ajuda a caminhar para longe do senso comum. Entendemos o passado por uma gama de fatores, mas principalmente por causa dela; a história do povo hebreu, por exemplo, nos é contada pela Bíblia. Em suma, ela teve e continua tendo notoriedade e espero que nunca nos abandone porque ela ajuda a completar nossa alma e corpo. "A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma." Oscar Wilde.



Ao mestre dos mestres, ao gênio do século, ao adorável e eterno vagabundo, dedico esse texto.
M.K.O.P
  









PS. Lembre-se que a filosofia sempre nos é amiga. Agora o porquê disso você terá que descobrir por si só.



 



O Porquê desse blog

Existem inúmeros obstáculos nessa vida e a prova para entrar na faculdade é um desses. Hoje, no meu cursinho pré-vestibular, me veio na cabeça: "Por que eu tenho que fazer o tal teste?". Aposto que somente uma pequena parte da população jovem brasileira se indaga sobre isso, afinal algumas pessoas são extremamente tapadas para pensar o porquê das coisas. Nossa sociedade atual prega tantos valores, tantas ideias, uma moral hipócrita que muitos de nós não queremos pra nossa vida, cabe a nós como estudantes sermos críticos e vermos com outros olhos o cotidiano.

Esse blog foi criado pra desabafar e para criticar o cotidiano em que vivemos. Ninguém merece ficar ouvindo a mesma coisa durante o ensino médio todo; não é chato ouvir a Tia Carochinha dizer que devemos jogar o lixo no lixo e que a natureza é boa e pronto? Muitas vezes tomamos birra da Amazônia de tanto ouvir que devemos preservá-la e bla bla blá. HELLO! Custa eles falarem o por quê da tal preservação? Custa achar um modo melhor de abordar o meio ambiente; por que, ao invés de ficarem com discursos redundantes, não educam nossas crianças a pararem de consumir tanto? Isso já seria de boa ajuda, o meio ambiente agradeceria... Contudo, parar de consumir prejudicaria os grandes empresários que não estão nem ai pra Amazônia, apesar de terem ações para parecer que se importam. Um exemplo seriam colégios que impõem aos seus alunos que façam trabalhos voluntários sendo que eles estão se lixando para o próximo ou para o verde. A verdade é: eles querem que aprendamos onde o papel deve ser jogado, na lixeirinha azul, mas eles não tem o programa certo de reciclagem.

Em suma, abordarei temas que são de suma importância no nosso cotidiano como o Casamento, a Política, a Religião, a Filosofia e é claro o nosso amigo vestibular para lhe mostrar que as coisas não são tão legais como aparecem nos programas, a TV mente. Por fim, nós jovens deveríamos, ao menos, saber como funciona o mecanismo que nos está controlando, sempre perguntando a nós mesmos e a outros: "POR QUE...?"

M.K.O.P.

PS. Lembre-se que a filosofia sempre nos é amiga. Agora o porquê disso você terá que descobrir por si só.