Quando estive na Argentina encontrei um casal dançando tango no meio da rua; quanto mais os olhava, mais a importância da Arte vinha à tona. Não seria incrível se desvirtuar de medos e aflições ao ganhar o pão de cada dia fazendo uma coisa que lhe dá prazer? Aqueles cidadãos dançavam com uma expressão tão feliz, tão sem culpa que se eu pudesse, me teria retido e ficado ali os observando o resto do dia.
Leonardo da Vinci certa vez disse: "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". A importância da arte no nosso cotidiano é extremamente visível, ela nos alegra, nos entretem e nos mostra o caminho pra autossatisfação de uma maneira divertida. As Artes Cênicas, por exemplo, sempre foram pra mim uma forma de esquecer meus problemas, à medida que saía do meu cotidiano pra entrar no do personagem, com seus próprios conflitos e tramas.
Ela completa nossa alma, tornando os dias frios e escuros nos mais calorosos e claros possíveis. Quando estamos pintando uma paisagem, saímos do nosso espaço e entramos dentro da obra, viajamos sem sair do lugar e com um pincel na mão; o mesmo acontece quando estamos lendo um livro e entramos dentro da história e participamos dos acontecimentos, nos surpreendemos e nos encantamos com o desenrolar da história.

Por fim, a Arte é extremamente importante para o desenrolar da vida. Ela nos completa e nos satisfaz, como um todo. Ela nos faz ter um teor crítico, uma análise mais profunda e nos ajuda a caminhar para longe do senso comum. Entendemos o passado por uma gama de fatores, mas principalmente por causa dela; a história do povo hebreu, por exemplo, nos é contada pela Bíblia. Em suma, ela teve e continua tendo notoriedade e espero que nunca nos abandone porque ela ajuda a completar nossa alma e corpo. "A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma." Oscar Wilde.
Ao mestre dos mestres, ao gênio do século, ao adorável e eterno vagabundo, dedico esse texto.
M.K.O.P
PS. Lembre-se que a filosofia sempre nos é amiga. Agora o porquê disso você terá que descobrir por si só.