A fé nos mostra o caminho para sermos mais humanos ou assassinos? Ela nos guia para a paz serena ou à guerra insensível? |
Deve-se desassociar fé e intolerância, a primeira nos dá calma, nos ajuda a seguir em frente, mostrando a esperança, o amor e a sinceridade. Faz-se tão poderosa a ponto de desviar pessoas do crime, crendo que este seja errado e se deve procurar o bem, no caso da cultura cristã - Deus. Por outro lado, jovens perdem a vida ao se matarem acreditando que a sua crença seja a certa para sua cultura e promove bem-estar para todos.
Ao crer em algo, se é comum verificar na atual sociedade a intolerância com a fé alheia. Assim, católicos tem rixa com protestantes que juntos não gostam dos pagãos; tal fato se assemelha a da guerra presente no Oriente Médio, onde árabes odeiam o povo judeu tanto por questões políticas tanto por questões religiosas; com isso, há o sofrimento de milhões de pessoas, simplesmente pelo fato de não concordarem com algo.
Embora a CPS/FGV mostre que os sem religião no Brasil somem 7,53% de um total de 100.000, perdendo somente para os maçantes 73% católicos, a sociedade brasileira nos impõe que tenhamos uma fé, que acreditemos em algo, afinal, pesquisas também provam que a religião nos afasta de depressão, suicídio e doenças psicológicas no geral. Por que isso? De fato, quando nos apegamos a algo, nos esquecemos de nossos problemas e deixamos que alguém cuide ou tenha culpa dos nossas quedas.
A vida também fica mais fácil quando se acredita que alguém te ajuda a seguir. Um exemplo disso é a expressão “Se deus quiser”, colocamos aqui uma responsabilidade nossa no ser superior; se fossemos nós mesmos atrás de algo que gostaríamos, seria mais certeza de alcançá-lo do que colocar “nas mãos de Deus”. Contudo, muitas pessoas rezam para que haja cura para um enfermo ou que o vestibular seja vencido e realmente ocorre de eles conseguirem a tal graça, afinal, a bendita move montanhas.
“Eis o mistério da Fé”
M.K.O.P
PS. Lembre-se que a filosofia sempre nos é amiga. Agora o porquê disso você terá que descobrir por si só.
Palavras-chave: Fé, intolerância, cultura
Palavras-chave: Fé, intolerância, cultura